Coração que Pulsa

by Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva

Rafael Nunes

"Coração que pulsa" bateu à porta de Rafael Nunes, para saber o que pensa esta jovem promessa do atletismo de Castelo de Paiva. Rafael, apresenta uma sólida ambição, é claro nos objectivos e tem conseguido conciliar bem as várias tarefas que a vida lhe proporciona e/ou determina, estudos, música, desporto, etc...










Data Nascimento: 19-02-1997


Rafael, na nossa sociedade, sempre que se ouve a palavra desporto é certo e sabido que se falará de futebol, por isso satisfaz esta nossa curiosidade: a que apelo obedeceste para ingressares na área do atletismo?

Eu não me interesso muito pelo futebol, mas desde que tive o meu primeiro corta-mato escolar tive uma forte sensação de liberdade e ambição. Desde esse dia tenho-me aplicado afincadamente e mais do que nunca sinto que vou ir longe no atletismo e espero representar esta terra, que apesar de ser pequena é uma grande terra no atletismo e é uma terra de vencedores.

O atletismo é de facto a base de todos os desportos, mas ao mesmo tempo parece haver uma grande resistência à prática desta modalidade por parte da maioria dos jovens. Em tua opinião, será porque o jovem não gosta de trabalhar com metodologia, rejeita a disciplina, prefere os desportos mais fáceis, aqueles onde os resultados aparecem mais rapidamente; o que dizes?

Eu acho que os jovens de hoje em dia querem é que os resultados apareçam de mão beijada, sem esforço, querem os desportos mais fáceis e que os resultados caiam do céu como por "milagre".

Já foste representar a tua escola no corta-mato escolar, fizeste parte da equipa (penso que foi a primeira vez que aconteceu em Castelo de Paiva) que venceu o título colectivo, qual foi o sentimento, sentiste da parte dos teus camaradas contentamento pela vossa prestação ou nem por isso?


Quando vencemos o título colectivo no corta-mato escolar, pelo menos eu tive o sentimento de dever cumprido e espero que se venha a concretizar mais vezes e que se possível, seja sempre melhor.

O teu clube (Grupo Desportivo) é composto por elementos de faixa etária diversa, como te dás com eles?

Para mim os elementos do Grupo Desportivo são como uma família, dá-mo-nos  todos muito bem e são todos como uns irmãos para mim, apesar das diversas idades.

Que importância teve/tem a tua família na opção desportiva?

A minha família sempre me ajudou a superar as dificuldades no atletismo e até aderiram mais ao desporto. Desde que comecei a correr não quero parar.

Por vezes escuta-se que o desporto atrapalha os resultados dos estudos: o que pensas desta forma de pensar?

O desporto não atrapalha nos estudos, pelo contrário, até nos ajuda, porque assim andamos de consciência tranquila e enquanto corremos vamos pensando na vida e claro está, nos estudos que são muito importantes nos dias de hoje.

Qual foi a prova que mais gozo te deu fazer?

Para mim, todas as provas me dão um gozo enorme, porque saber que numa prova o esforço que fizemos no fim será visto por todos e que estamos a representar a nossa terra, só isso para mim já é espectacular, mas claro que as provas em que o nosso clube ganha são sempre as melhores.

Este é ano de Jogos Olímpicos, será o ano em que todos os atletas sonham com o olimpismo, tens ambição de um dia representar o teu país neste certame, lembro-te que quando acontecerem os Jogos do Rio de Janeiro (2016) já terás idade para participar, sonhas com isso?

Qualquer atleta sonha com os Jogos Olímpicos, e até quem sabe se não será mesmo em 2016, era mesmo a realização de um sonho um dia poder ir representar o meu país e claro, o meu clube do coração que é o Grupo Desportivo.

Pensas que tens as condições básicas, aqui, em Castelo de Paiva, para praticares desporto, ou entendes que poderia ser melhor?

Eu penso que as condições podiam ser melhores, tendo em conta que nem sequer um recinto desportivo temos para treinar, porque se virmos bem, existem clubes que nem aos calcanhares do Grupo Desportivo chegam e têm estas condições. O que era bom para o Grupo Desportivo era mesmo uma zona desportiva e penso que todos concordam com isso, porque afinal de contas somos das melhores equipas de atletismo de Portugal, senão mesmo a "melhor".







Sem comentários: